A COMMEDIA DELL'ARTE
A Commedia dell’Arte significa comedia de habilidade, era representada por atores profissionais, tinha várias denominações como: a comédia do improviso, a comedia de máscaras. Os atores para utilizarem as mascaras deveriam dominar sua técnica, eram mascaras que deixavam a parte inferior do rosto descoberta, era meia mascara.
Embora as mulheres sejam importante na commedia, elas não usavam mascaras e seus papeis estavam confinados as jovens, amantes e escravas. Os nobres, os cavaleiros e as damas também nunca usavam mascaras.
Através das mascaras o publico já reconhecia os personagens, mas precisavam utilizar seu corpo todos também para obter um conjunto e assim o publico definir o tipo representado e seu estado de espírito e para o ator mudar de sentimentos com liberdade.
As quatros principais mascaras eram de Arlequim, Pantaleão, Doutor e Briguela, as maiores mascaras da commedia remete ao mundo animal e principalmente os domésticos.
Era constituída por grupo de atores que viviam exclusivamente de sua arte, assim como também os atores representavam sempre os mesmos personagens. Na commedia dell’arte havia também o improviso, no entanto seu improviso não era inventado no momento, mas sim a liberdade que somente o ator tinha de treinar bastante.
Os enamorados eram representados por mulheres e homens bonitos e cultos, tinham uma linguagem bastante elegante. Eles não utilizavam mascaras e se vestiam com roupas da moda. Segundo a trama a enamorada poderia ser cortejada por dois homens sendo que um seja velho e o outro novo.
Pantalone era um dos personagens que usavam mascaras, ele era um velho rico e conservador, apesar de sua idade ele cortejava uma das donzelas da commedia. Sua mascara era negra e seu nariz era retorcido e sua barbicha era pontuda, falava dialeto veneziano, era esguio.
Dottore poderia aparecer na trama como amigo ou rival de Pantalone. Dottore era do grupo de interesse arrogantes, só falava com nariz em pé, falava em dialeto Bolonhês Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.
A mascara mais popular era do Arlecchino, era uma junção de gato e macaco, por isso as vezes chamado de Arlecchino-gato, ele usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco, dava saltos e pulinhos articulando os braços e pernas com suavidade. Supõe-se que, com o tempo, a roupa que ele usava foi ganhando remendos coloridos.
Pulcinella, tinha sua cabeça encaixada entre os ombros, suas costas alarga os seus braços e agita-os com as asas, como se quisesse encontrar em equilíbrio e votalidade, e realmente consegue. Pulcinella tinha uma ligação muito forte com o Arlecchino, eles dois estão sempre ocupados em roubar o papel do outro.
A Commedia dell’Arte significa comedia de habilidade, era representada por atores profissionais, tinha várias denominações como: a comédia do improviso, a comedia de máscaras. Os atores para utilizarem as mascaras deveriam dominar sua técnica, eram mascaras que deixavam a parte inferior do rosto descoberta, era meia mascara.
Embora as mulheres sejam importante na commedia, elas não usavam mascaras e seus papeis estavam confinados as jovens, amantes e escravas. Os nobres, os cavaleiros e as damas também nunca usavam mascaras.
Através das mascaras o publico já reconhecia os personagens, mas precisavam utilizar seu corpo todos também para obter um conjunto e assim o publico definir o tipo representado e seu estado de espírito e para o ator mudar de sentimentos com liberdade.
As quatros principais mascaras eram de Arlequim, Pantaleão, Doutor e Briguela, as maiores mascaras da commedia remete ao mundo animal e principalmente os domésticos.
Era constituída por grupo de atores que viviam exclusivamente de sua arte, assim como também os atores representavam sempre os mesmos personagens. Na commedia dell’arte havia também o improviso, no entanto seu improviso não era inventado no momento, mas sim a liberdade que somente o ator tinha de treinar bastante.
Os enamorados eram representados por mulheres e homens bonitos e cultos, tinham uma linguagem bastante elegante. Eles não utilizavam mascaras e se vestiam com roupas da moda. Segundo a trama a enamorada poderia ser cortejada por dois homens sendo que um seja velho e o outro novo.
Pantalone era um dos personagens que usavam mascaras, ele era um velho rico e conservador, apesar de sua idade ele cortejava uma das donzelas da commedia. Sua mascara era negra e seu nariz era retorcido e sua barbicha era pontuda, falava dialeto veneziano, era esguio.
Dottore poderia aparecer na trama como amigo ou rival de Pantalone. Dottore era do grupo de interesse arrogantes, só falava com nariz em pé, falava em dialeto Bolonhês Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.
A mascara mais popular era do Arlecchino, era uma junção de gato e macaco, por isso as vezes chamado de Arlecchino-gato, ele usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco, dava saltos e pulinhos articulando os braços e pernas com suavidade. Supõe-se que, com o tempo, a roupa que ele usava foi ganhando remendos coloridos.
Pulcinella, tinha sua cabeça encaixada entre os ombros, suas costas alarga os seus braços e agita-os com as asas, como se quisesse encontrar em equilíbrio e votalidade, e realmente consegue. Pulcinella tinha uma ligação muito forte com o Arlecchino, eles dois estão sempre ocupados em roubar o papel do outro.
O ator precisa usar seu corpo todo para obter um conjunto e assim o publico definir o tipo representado e seu estado de espírito
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